sábado, 20 de setembro de 2014

Um clássico chamado Max Payne

SOBRE O JOGO


Max Payne é um jogo eletrônico de tiro em terceira pessoa vencedor do BAFTA desenvolvido pela empresa finlandesa Remedy Entertainment, produzido pela 3D Realms e distribuído pela Gathering of Developers em 2001 e pela Rockstar Games em 2002.

Conta a história do policial Max Payne, que ao se infiltrar na máfia com o objetivo de investigá-la vê a máfia e a própria polícia se voltar contra ele. Isso o coloca numa vingança sem controle contra os fantasmas da sua vida.

HISTÓRIA


O jogo começa com o protagonista no alto de um prédio e uma narração em off feita por ele mesmo. Há um flashback de 3 anos. Max Payne é um detetive de Nova York, mora numa bela casa no subúrbio com sua esposa Michelle e sua filha recém-nascida. Tem um grande amigo, Alex: policial do D.E.A. (Departamento de Narcóticos) que o convida para integrar sua equipe. Porém Payne recusa o convite, pois não quer se sujeitar a trabalhar disfarçado e ficar longe de seu lar, já que agora é um pai de família. É o "Sonho Americano" se tornando realidade.

Porém seu sonho se transforma em um pesadelo: ao chegar em casa, vê que ela foi arrombada. Ouve gritos de sua mulher seguidos de tiros. Consegue deter os criminosos, mas não a tempo de salvá-la: sua mulher e filha estão mortas. Ao saber que os criminosos estavam sob efeito de uma nova droga apelidada de "V", decide reconsiderar o convite de Alex e entra para o D.E.A. afim de investigar o caso. Temos um avanço de 3 anos. Payne está trabalhando há um bom tempo disfarçado infiltrado na máfia, Alex e "B.B." são os únicos que sabem sua real identidade.

E assim a história segue, intercalando entre gameplay, cutscenes e as sempre presentes graphic novels (HQs). Muito bem feitas, por sinal. E a qualquer momento do jogo, você pode ver todas as páginas da história, até a parte em que você está. Existem muitas revelações e reviravoltas. Max Payne conta com um ótimo enredo, digno de um filme.



MINHA OPINIÃO


A primeira vez que vi Max Payne, o que mais me chamou atenção foi o fato de ser um jogo antigo (2001-2001) dublado em Pt-Br. A primeira vista foi isso que me atraiu a conhecer mais de perto a história do jogo.
Vi um amigo jogando e fiquei muito interessado em saber como funcionava aquilo, poxa, era um jogo dublado na nossa língua mãe e provavelmente rodaria em meu humilde notebook. Quando finalmente peguei o jogo pude experimentar, pela primeira vez, a sensação de jogar algo em português. Tá certo que a dublagem estava longe de ser perfeita, ou ao menos bonita, mas era o que tinha pra época: Falas repetidas dos mafiosos e mercenários, ambos os grupos dublados por um dublador cada, por isso as vozes eram sempre as mesmas. Mas me lembro até hoje de como eles falavam: "Ei", "Pegue-o", "Matem-no" e o clássico "É o Max".
Sem falar no Bullet Time, que era quando o tempo desacelerava e dependendo da ação do jogador, Max poderia saltar para qualquer um dos lados ou apenas sair correndo em super slow motion, o que era demais!!!
Depois de ter fechado o jogo pelo menos 3 vezes seguidas, resolvi gravar as façanhas de Max Payne e postar em meu humilde canal. Fiz a série completa mostrando a trajetória desse sofrido policial procurado pelos dois lados da lei.
Com certeza é um jogo que eu recomendaria e recomendo a todos meus amigos que gostam de trocar tiros com a bandidagem, no mundo dos jogos, claro(!).
Clique AQUI ou na imagem do topo dessa matéria e confira a série completa (gravada por mim no canal Korujito Games) de Max Payne, o primeiro jogo da franquia, futuramente eu postarei a série completa de Max Payne 2 – The fall of Max Payne.


MAIS UMA COISA

Esse é Sam Lake, o cara responsável pela história do jogo, o principal membro da equipe que também foi o modelo para nosso protagonista.

Fontes

Sobre o Jogo: Wikipedia
História: ProjetoJogatina

Nenhum comentário:

Postar um comentário